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Cancelar serviços de telecom é tarefa árdua

A dificuldade para cancelar serviços de telecomunicações está crescendo quase na mesma proporção das ofertas colocadas no mercado pelas operadoras de telefonia, banda larga e TV por assinatura. Segundo levantamento realizado pela Fundação Procon-SP, as queixas sobre o tema triplicaram de 2011 para 2012: de 333 para mil. Entre janeiro e julho deste ano, já somam 555 os registros de consumidores com problemas para suspender os contratos com as teles. A dificuldade de cancelar contratos, aliás, é uma das três principais reclamações que chegam à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que recebe aproximadamente 2,5 milhões de ligações por ano. Os problemas com cancelamento alcançaram tamanha proporção que a reguladora está trabalhando em um novo regulamento que poderá tornar o cancelamento de serviços mais simples. A proposta — que faz parte do novo regulamento de “Atendimento, Cobrança e Oferta a Consumidores de Serviços de Telecomunicações” — prevê que os clientes possam encerrar os contratos automaticamente nas centrais de atendimento e até mesmo nos sites das empresas. Segundo Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP, a nova regulamentação sobre o assunto que está sendo analisada pela área técnica da agência reguladora, por si só, não fará grande diferença: — Não falta regulamentação. O decreto que determinou a instalação dos SACs, em 2008, já previa a possibilidade do cancelamento sem dificuldades, assim como regras da Anatel já em vigor. O problema é que as operadoras insistem em reter os clientes. A Anatel deveria ter mais agilidade em tomar providências. Poderia reunir as operadoras, expor a situação, buscar um acordo e evitar que os casos se multipliquem — avalia Fátima.

Data de Publicação: 24/08/2013
Fonte: O Globo

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